5 cachoeiras perto de BH para um bate e volta no feriado de abril
- há 7 dias
- 2 min de leitura
Com o calor se firmando e a rotina da cidade pedindo uma pausa, uma escapada para a natureza se torna o programa ideal para o feriado de abril. Para quem mora em BH ou está visitando a capital, a boa notícia é que existem cachoeiras que são refúgios de águas cristalinas a até 100 quilômetros de distância, perfeitos para um bate e volta revigorante.
Esses destinos oferecem um contato direto com a vegetação do Cerrado e da Mata Atlântica, proporcionando uma experiência completa de lazer e descanso. Selecionamos cinco cachoeiras com diferentes perfis, desde as de acesso facilitado até aquelas que exigem uma pequena caminhada para serem alcançadas.
Cachoeira de Macacos
Localizada em São Sebastião das Águas Claras, distrito de Nova Lima conhecido como Macacos, esta é uma das opções mais próximas de BH, a cerca de 25 km. O complexo onde fica a cachoeira principal possui boa estrutura, com estacionamento e restaurantes. O acesso à queda d’água é fácil, ideal para famílias e para quem busca comodidade sem abrir mão do banho gelado.
Cachoeira da Ostra
Para quem gosta de uma caminhada um pouco mais desafiadora, a Cachoeira da Ostra, em Casa Branca, distrito de Brumadinho (a 30 km de BH), é a pedida certa. A trilha tem aproximadamente 3 quilômetros e passa por belas paisagens. A recompensa é uma sequência de quedas e poços que permite ao visitante escolher seu canto preferido para relaxar. A principal queda forma uma piscina natural profunda.
Cachoeira Grande
Um dos cartões-postais da Serra do Cipó, a cerca de 100 km de BH, a Cachoeira Grande impressiona por sua queda d’água de 10 metros de altura e 60 metros de extensão. O acesso é extremamente fácil, por uma trilha curta e plana. O local conta com estrutura e é ideal para banho, além de oferecer atividades como tirolesa. É um passeio clássico para quem visita a região.
Cachoeira Véu da Noiva
Também na Serra do Cipó, a aproximadamente 100 km da capital, esta cachoeira fica dentro de uma propriedade particular com boa estrutura de apoio. A queda d’água, com cerca de 5 metros, forma um poço delicioso para banho. A facilidade de acesso a torna uma excelente opção para famílias e para um primeiro contato com as belezas da região.
Cachoeira de Santo Antônio
Localizada em Raposos, esta cachoeira é conhecida por seu enorme poço de águas claras, perfeito para nadar. O acesso é feito por uma trilha curta e de baixa dificuldade, o que atrai muitas famílias. É uma alternativa menos explorada, ideal para quem busca tranquilidade perto da capital.
FONTE: soubh.uai.com.br

BR Hostel - Savassi - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
