Hoje me perguntaram logo cedo, qual era o motivo para eu gostar tanto de Beagá!
Parei, pensei...pensei mais um pouco! E respondi: 'Eu não gosto de BH, eu amo essa cidade', a pessoa me olhou e mesmo não atendida na resposta, deu uma risada e só disse 'O que será que Belo Horizonte tem hein? Que amor por esse lugar!'
Não tive tempo de responder, mas fiquei com essa pergunta na cabeça e resolvi abrir um espaço para dizer meus motivos para amar Beagá!
Belo Horizonte tem algo no ar, uma coisa que não se vê, mas se sente! Uma energia de abraço, de carinho, de afeto. Ela não é distante, nem indiferente! Ela tem sorriso fácil, bom dia sincero, tem gentileza gerando gentileza, tem cuidado. Beagá tem café quentim com pão de queijo. Tem broa de fubá e mesa pra prosear!
Tem uai, sô, trem bom, nossasinhora e muita coisa juntinha na mesma palavra.
Belo Horizonte tem nome composto, mas já virou Beagá (BH), porque a gente sabe né? Quando aproxima demais e gosta de estar na companhia, vai embora o nome e ficam os apelidos carinhosos. Então, aqui já não se reconhece por Belo Horizonte e sim por BEAGÁ!
Cidade que tá tudo pertim! Talvez não em quilômetros, mas na sensação. E essa sensação acaba virando orientação: 'Onde é isso? Onde é aquilo?' E a resposta tá na ponta da língua: 'É pertim. Logo ali.'. Não seja literal nessa interpretação, porque o logo ali, podem ser quilômetros, mas o mineiro se recusa a afastar de qualquer lugar que esta na cidade!
E é pertim chegar na Pampulha, na Praça da Liberdade, na Praça do Papa...nos bares então, nem se fala. Tropeçou, chegou! E, convenhamos né? Com a cachacinha mineira, não é lá muito difícil tropeçar :)) O amor é isso, né? A gente ama pelo que é e pelo que nos faz sentir! E Beagá é assim, uma cidade para sentir!
Texto: Benedito Roma Foto: Isabelavoliveira/Pixabay

BR Hostel - Savassi - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
Comments