Exposição “A Tensão” é imperdível no CCBB de Beagá

Imperdível. São 19 obras de Leandro Erlish espalhadas pelo Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte e você vai sair de lá diferente. Imaginação, fantasia, realidade, dúvida, percepção. O que é de verdade...real?

O que a gente vê e o que a gente acha que vê.. essa exposição está alinhada com meu momento de análise e eu achei muito interessante.


Quando recebi o convite para conhecer a exposição A TENSÃO, fui procurar saber mais sobre quem era o artista Leandro Erlish e fiquei chocada com todo talento. O artista trabalha com referências que são, literalmente, “lugares-comuns”, espaços que estamos acostumados a ver no dia a dia, mas deslocados da condição de normalidade. Já tinha tido contato com obras dele, virtualmente, mas não tinha ligado o nome a pessoa. Imagina intervir no obelisco de Buenos Aires? Pois é, ele conseguiu.


O que achei mais incrível visitando a exposição A Tensão, é que não tem truque. O artista te coloca em confusão mental no primeiro momento, fazendo com que a gente olhe e acredite no que vemos, e logo mostra que não. Eu fico surpresa, curiosa e intrigada com tanta genialidade.



Sala de Aula – “Classroom” ou La Cabine de Psycanalyse


Foi minha preferida. Nela, quando o visitante adentra na sala, sua imagem é refletida num vidro, como se ele fizesse parte de uma cena diferente.

Nessa cena, o visitante se parece com uma espécie de fantasma, como se estivesse numa sala de aula abandonada – as memórias de infância se projetam

para um cenário de crise e de abandono. É um fantasma nós mesmos.


No bate papo que assisti do artista com o curador Marcello Dantas, eles falaram o quanto essa obra está atual, devido as salas de aula abandonadas

forçadamente devido a pandemia. O quanto isso é traumático e produz efeitos na sociedade.



A Piscina – “Swimming Pool”


Atração onde quer que seja exposta, a piscina de Erlich provoca sensações absurdas tanto por quem entra nela – sem se molhar – quanto para quem está do lado de fora:

uma camada de água entre um lado e outro cria a ilusão de que as pessoas ao fundo estão de fato mergulhadas numa piscina em que não precisam respirar.


Exposição: “A tensão” – Circuito Centro Cultural Banco do Brasil – Belo Horizonte, de 15.09 a 22.11.2021 . GRATUITA – Caso esteja esgotado, calma. O CCBB libera aos poucos e você ainda tem a opção de arriscar. Algumas pessoas retiram o ingresso e não conseguem ir, logo, o Centro Cultural libera a entrada.

Texto retirado do site: https://bhdicas.uai.com.br/a-tensao-leandro-erlish-ccbbbh/


Br Hostel - Savassi - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil