Hoje o nosso post é dedicado a apresentar 10 museus da capital mineira que merecem uma visitinha quando você estiver por Beagá! A grande maioria dos acervos podem ser explorados sem nenhum gasto. Olha que maravilha!!!
Muitos dos museus listados neste post fazem parte do Circuito Liberdade.
Hoje o Circuito Liberdade é composto por 15 instituições, dentre museus, centros de cultura e de formação, que mapeiam diferentes aspectos do universo cultural e artístico.
Dentre os equipamentos culturais em funcionamento, oito são geridos diretamente pelo Governo do Estado e os outros funcionam por meio de parcerias público-privadas ou parcerias com instituições públicas federais.
Equipamentos públicos sob a gestão do Estado
- Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
- Palácio da Liberdade
- Arquivo Público Mineiro
- Museu Mineiro
- Centro de Arte Popular Cemig
- Cefart Liberdade
- BDMG Cultural
- Espaço Cultural da Escola de Design UEMG
Equipamentos sob gestão de parceiros
- Espaço do Conhecimento UFMG
- MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
- Memorial Minas Gerais Vale
- Centro Cultural Banco do Brasil
- Casa Fiat de Cultura
- Academia Mineira de Letras
- Centro Cultural Minas Tênis Clube
Todos estão no entorno da Praça da Liberdade e a apenas 200 metros do Br Hostel : ))
Dito isso, vamos aos 10+ do Br (a ordem não é por preferência, tá bem?)
1- CCBB
O Centro Cultural Banco do Brasil faz parte do Circuito Liberdade e fica na praça de mesmo nome, um dos cartões-postais da cidade.
Quando for visitá-lo, informe-se qual exposição está ‘em cartaz’. Muita coisa boa já desembarcou por lá e outras várias deverão encantar o público nos próximos meses. Então, coloque na sua lista e ótima visita.
2- Museu das Minas e do Metal
O museu abriga um grande acervo sobre mineração e metalurgia, duas das principais atividades econômicas do estado. Ele é apresentado por Dom Pedro II, pela Imperatriz Teresa Cristina e por Xica da Silva.
Onde fica? Coladinho na nossa querida Praça da Liberdade - Que fica onde? A 200m do Br Hostel. Ebaaaa!
3- Memorial Minas Gerais Vale
Também integrante do Circuito Liberdade, o museu reúne tradições de Minas Gerais, a partir da sua história, música e literatura.
Há salões que contam desde a Inconfidência Mineira, passando pela obra de Guimarães Rosa e chegando até os costumes do interior.
4- Casa Fiat de Cultura
A Casa Fiat de Cultura exibe gratuitamente importantes exposições nacionais e internacionais. Em sua sede, já foram apresentadas obras de ícones da história da arte, como Caravaggio, Chagall, Rodin, De Chirico, Aleijadinho, Amilcar de Castro, Tarsila do Amaral, e artistas que despontam no cenário contemporâneo. Além do calendário regular e gratuito de exposições, a Casa Fiat de Cultura ainda oferece uma programação de palestras sobre arte, história, fotografia, design e atividades educativas idealizadas para cada mostra, com ateliês abertos ao público. Vale muito a pena a visita!
5- Museu de Artes e Ofícios
O Museu de Artes e Ofícios, localizado na Praça da Estação, bem no centro de Belo Horizonte, também tem entrada franca.
Ele reúne mais de duas mil peças dos séculos XXVIII ao XX que contam a história do trabalho no Brasil. Antigos ofícios como caixeiros, condutores de carruagens e boticários são alguns dos exemplos encontrados lá.
6- Museu Abílio Barreto
Inaugurado em 1943, o Museu Histórico Abílio Barreto é dedicado à história de Belo Horizonte. Um dos prédios do conjunto é um casarão centenário onde funcionava a sede da antiga Fazenda do Leitão, construída em 1883.
A história da fundação da cidade, planejada e criada para ser a capital de Minas Gerais, é contada através de documentos, de fotografias e dos acervos de grande porte, como o bonde elétrico, a locomotiva a vapor, o coche e o carro de boi.
7- Galerias do Palácio das Artes
O Palácio das Artes recebe várias exposições simultâneas. Todas elas com entrada gratuita. Consulte as exposições em cartaz quando estiver por aqui.
8- Museu da Moda (MUMO)
O Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO) é um museu de artes aplicadas dedicado à moda localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. É o primeiro museu público destinado ao setor no Brasil. Está localizado na antiga Câmara Municipal de Belo Horizonte, na Rua da Bahia com a Avenida Augusto de Lima. O prédio foi inspirado na arquitetura neogótica manuelina e é popularmente conhecido em Belo Horizonte como Castelinho da Rua da Bahia.
9- Espaço do Conhecimento UFMG
O Espaço do Conhecimento UFMG também está na nossa lista. Ele é um espaço que reúne cultura, ciência e arte. Desde sua inauguração, em 2010, ele já recebeu mais de 350 mil visitantes.
A entrada para as exposições é gratuita. Mas se você quiser conferir o Planetário, uma das atrações mais procuradas do espaço, o ingresso custa R$ 6.
O público pode desvendar os segredos do espaço em uma sala com um domo de nove metros de diâmetro. Ele tem capacidade para 65 pessoas e funciona em sessões regulares ao longo de todo o dia. Esse espaço também compõe o Circuito Liberdade
10- Museu de História Natural
Dinossauros e preguiças gigantes podem ser visitados no Museu de História Natural da PUCMinas, no bairro Coração Eucarístico.
O acervo é um verdadeiro passeio pela história do planeta e pelo passado de Minas Gerais. Há milhares de exemplares de répteis, anfíbios, aves, plantas e mamíferos.
Aí estão nossos 10+ museus de Belo Horizonte. Em breve, dedicaremos um post apenas para falar do maior museu a céu aberto da América Latina, o lindo e encantador Inhotim. Localizado a 70 km de Belo Horizonte, esse acervo também precisa entrar na sua lista de visitas ‘obrigatórias’ quando estiver por BH. Mas...do Inhotim falamos em um próximo post. Até lá e obrigado por acompanhar o Br Blog
Consultamos os seguintes portais para criação deste post:
G1.globo.com
Circuitoliberdade.mg.gov.br
Br Hostel - Savassi - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
Comments